Alecrim de Tabuleiro

 É um maravilhoso afugentador de larvas astrais, razão pela qual se deve usá-lo nos defumadores.

Amendoeira

 Seus galhos são usados nos locais em que o homem exerce suas atividades lucrativas.

Angélica

 Sua flor espanta influências malignas e neutraliza a emissão de ondas negativas. A flor também é usada como ornamento e dá-se de presente na vibração do que se quer.

Angelim – amargoso

 Morcegueira São aplicadas em banhos fortes de descarrego, com o propósito de destruir os fluidos negativos, realizando um excelente descarrego.

Arrebenta Cavalo

Empregada em banhos fortes do pescoço para baixo, em hora aberta.

Arruda

Usada nos rituais contra maus fluidos e olho-grande. O que é fácil de perceber, pois se o ambiente estiver realmente carregado a arruda morre

Bambu

 É um poderoso defumador contra Kiumbas. O banho também é excelente contra perseguidores.

Bardana

Aplicada nos banhos fortes, para livrar o de ondas negativas e eguns.

Beladona

 Nas cerimônias litúrgicas só tem emprego nos sacudimentos domiciliares ou de locais onde o homem exerça atividades lucrativas

Brinco-de-princesa

 É planta sagrada de Exu. Seu uso se restringe a banhos fortes para proteção

Cabeça-de-nego

 A rama é empregada nos banhos de limpeza e o bulbo nos banhos fortes de descarrego.

Cana-de-açúcar

 Suas folhas secas e bagaços são usados em defumações para purificar o ambiente antes dos trabalhos ritualísticos, pois essa defumação afasta eguns

Canjerana

 Pausanto Em rituais é usada a casca, para constituir pó, que funcionará como afugentador de eguns e para anular ondas negativas.

Capim-limão

 Erva sagrada de uso constante nas defumações periódicas que se fazem nos terreiros. Propicia a aproximação de espíritos protetores

Cardo-santo

 Essa planta afugenta os males, propicia o aparecimento do perdido

Cardo-santo

Essa planta afugenta os males, propicia o aparecimento do perdido

Embaúba

 Somente é usada nos bori a espécie prateada. As outras espécies são usadas nos sacudimentos domiciliares ou de trabalho.

Erva de Bicho

 É positiva a limpeza que realiza e possante destruidora de fluidos negativos.

Erva-preá

 Empregada nos banhos de limpeza, descarrego, sacudimentos pessoais e domiciliares

Estoraque Brasileiro

 Sua resina é colhida e reduzida a pó. Este pó, misturado com benjoim, é usado em defumações pessoais. Essa defumação destinase a arrancar males.

Facheiro-Preto

 Aplicada somente nos banhos fortes de limpeza e descarrego

Fava de Tonca

 A fava é usada nas cerimônias do ritual, o fruto é usado depois de ser reduzido a pó. Este pó é aplicado em defumações ou simplesmente espalhado no ambiente. Anula fluidos negativos, afugenta maus espíritos e destrói larvas astrais. Propicia proteção de amigos espirituais.

Fava Pichuri

 No ritual de Umbanda e Candomblé usa-se o fruto, a fava, reduzida a pó, o qual é aplicado espalhando-se no ambiente. Aplica-se, igualmente, em defumações que atraem bons fluidos. É afugentador de eguns e dissolvedor de ondas negativas, anulando larvas astrais.

Fedegoso Crista-degalo

Misturada a outras ervas pertencentes a Exu, o fedegoso realiza os sacudimentos domiciliares. É de grande utilidade para limpar o solo onde foram riscados os pontos de Exu e locais de. Esta erva é utilizada em banhos fortes, de descarrego, pois é eficaz no afastamento de Eguns causadores de enfermidades e doenças. Com flores e sementes desta planta é feito um pó, o qual é aplicado sobre as pessoas e em locais; é denominado “o pó que faz bem”

Figo Benjamim

Empregada, em banhos fortes para pôr fim a padecimentos de pessoa que esteja sofrendo obsessão

Girassol

Tem grande prestígio nas defumações, em face de ser anuladora de eguns e destruidora de larvas astrais. Nas defumações usam-se as folhas e nos banhos colocam-se, também, as pétalas das flores, colhidas antes do sol.

Gitó –carrapeta

 Usada em banhos de cabeça para desenvolver a vidência, audição e intuição.

Guaxima-cor-de-rosa

 É de costume usar galhos de guaxima em sacudimentos pessoais e domiciliares.

Ipê-amarelo

Aplicada somente em defumações de ambientes

Jabuticaba

 Usada nos banhos de limpeza e descarrego dos filhos de Ogum. Os banhos devem ser tomados pelo menos quinzenalmente, para haurir forças para a luta.

Lanterna Chinesa

 Utilizada em banhos fortes para descarregar os filhos atacados por eguns. Suas flores enfeitam a casa de Exu.

Laranjeira do Mato

 Seu uso se restringe a banhos fortes, de limpeza e descarrego

Louro – Loureiro

 Planta que simboliza a vitória, por isso pertence à Iansã. É usada nas defumações caseiras para atrair recursos financeiros. Suas folhas também são utilizadas para ornamentar a orla das travessas em que se coloca o acarajé para arriar em oferenda a Iansã.

Maminha de Porca

 Somente seus galhos são usados em sacudimentos domiciliares

Mangueira

 É aplicada nos banhos fortes, misturada com aroeira, pinhão-roxo, cajueiro e vassourinha-de-relógio, do pescoço para baixo. Ao terminar, vista uma roupa limpa. As folhas servem para cobrir o terreiro em dias de festa.

Manjericão-roxo

Colhido e seco, sua folha previne contra raios e coriscos em dias de tempestades, usando o defumador. Também é usada como purificador de ambiente

Manjerioba

Utilizada nos banhos fortes, nos descarregos, nas limpezas pessoais e domiciliares e nos sacudimentos pessoais, sempre do pescoço para baixo

Mata Cabras

Muito utilizado para afugentar eguns e destruir larvas astrais. As pessoas que a usam não devem tocá-la sem cobrir as mãos com pano ou papel, para depois despachá-la na encruzilhada.

Milho

Pertence a Oxóssi; as espigas de milho em casa propiciam despensa farta.

Musgo-da-pedreira

 Tem aplicação nos banhos de descarrego e nas defumações pessoais, que são feitas após o banho. A defumação se destina a aproximar o paciente do bem.

Noz-moscada (Dandá da Costa)

 Seu uso ritualístico se limita à utilização do pó que, espalhado ao ambiente, exerce atividade para melhoria das condições financeiras. É também usado como defumador. Este pó, usado nos braços e mãos ao sair à rua, atrai fluidos benéficos

Ora-pro-nobis

Afasta eguns e destrói larvas astrais.

Pessegueiro

 É utilizado por filhos de Xangô. Pois esta propicia melhores condições mediúnicas, destruindo fluidos negativos e afastando Eguns.

Pinhão Branco

 Aplicada em banhos fortes misturadas com aroeira. Esta planta possui o grande valor de quebrar encantos

Pinhão Roxo

 No ritual tem as mesmas aplicações descritas para o pinhão branco. É poderoso nos banhos de limpeza e descarrego, e também nos sacudimentos domiciliares, usando-se os galhos.

Taquaruçu – Bambuamarelo – Bambudourado

 Os galhos finos, com folhas, servem para realizar sacudimentos pessoais ou domiciliares.

Urtiga-mamão

Aplicada em banhos fortes, somente em casos de invasão de eguns. O banho emprega-se do pescoço para baixo. Esse banho destrói larvas astrais e afasta influências perniciosas.

Vassourinha de Botão

Muito empregada nos sacudimentos pessoais e domiciliares.

Vassourinha de Relógio

 Ela somente participa nos sacudimentos domiciliares.

Vassourinha-de igreja

 Entra nos sacudimentos de domicílio, de local onde o homem exerce atividades profissionais